quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O lenga-lenga do concurso para a Segurança Pública do Pará (Ou: "Não se escreve o que se fala")

Nesta quarta feira, 04 de janeiro de 2012, publicou no Caderno Polícia do Jornal "O Liberal" que o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, anunciou a realização de um concurso público para provimento de 3.600(três mil e seiscentas) cargos nos órgão de segurança do Estado. Serão 2000 vagas para a PM, 600 para a PC e 1000 para a SUSIPE.

Em meados de 2011 o mesmo secretário anunciou que, naquele ano, o governo admitiria 1510 (um mil quinhentos e dez) novos servidores para os mesmos órgãos de segurança (leiam matéria abaixo transcrita), mas a previsão não se realizou. Isso prova o que todo cidadão esclarecido sabe: Não há política de pessoal no Estado do Pará.

O pior é que as escolas de formação da PM, PC e SUSIPE não comportam um número tão elevado de alunos de uma única vez. Não há salas de aula e professores habilitados para atender tão elevada demanda. No caso da PM a situação é mais grave, pois existem apenas duas escolas de formação de praças no Estado.

Por outro lado, sabe-se que, nesses casos, os órgãos incumbidos de "formar" os novos agentes de segurança funcionam como Deus permite. Normalmente improvisam salas de aula e designam qualquer servidor para atuar como professor nesses cursos de "meia tijela". Como não há seleção de professores, fiscalização e legislação de ensino, tudo é permitido. Até a duração dos cursos é alterada ao sabor das conveniênicas políticas.

No final, solenemente, faz-se a formatura com direito a foto, padrinhos e discurso. Assim o governo apresenta para os desavisados cidadãos os novos e "qualificados" agentes, "aptos" a defendê-los e assegurar a preservação da paz social.

Não obstante, outro problema decorre da admisssão em massa de servidores de uma única vez: a aposentadoria. Como o processo de inclusão não é planejado e gradual, mas feito "de bolo", há de se supor que, por ocasião da aposentadoria, esse fenômeno se repetirá, uma vez que num único ano milhares de servidores se afastarão da atividade profissonal por fazerem jus ao gozo desse direito. Ocorrerá uma grande debandada.

Mas, como o que é de todos é de ninguém, as coisas, pelo menos na segurança pública paraense, continuam como o diabo gosta, ou seja, sem organização e amparada em falaciosos discursos que miram estrategicamente um breve fututo, que, do ponto de vista dos resultados, nunca chega.

....................................................................................
Quinta-feira, 07/07/2011, 07h18

Governo do Pará deverá ofertar 1.510 vagas para PC e PM

Os interessados em ingressar no serviço público estadual através das Polícias Civil e Militar devem ficar atentos às publicações realizadas ainda no segundo semestre deste ano. É que há previsão de que os editais para os concursos públicos dessas instituições sejam publicados em setembro e outubro de 2011.

Ao todo, 1.510 vagas serão ofertadas nos dois pleitos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), o Estado ainda irá definir a empresa responsável pelos concursos. “Estamos em fase de constituição de uma comissão de concurso público e a previsão é de que a publicação do edital aconteça no segundo semestre”, afirma a secretária de administração, Alice Monteiro.

Segundo ela, deverão ser ofertadas, para o concurso da Polícia Civil, vagas para os cargos de delegado, investigador e escrivão. Já para a Polícia Militar, os cargos são para soldados e oficiais. “Só para soldado da PM serão ofertadas mil vagas”, informa.

É também para esse cargo, de soldado da PM, que deverão ocorrer mudanças em relação às exigências do concurso público. De acordo com a secretária, o Estado também está preparando um projeto de lei que deve aumentar o nível de exigência para esta função. “Estamos elaborando um projeto de lei que muda o nível de escolaridade para policiais militares”, confirma. “Hoje é exigido apenas o nível fundamental para o cargo de soldado e, a partir do projeto de lei, vai ser exigido no mínimo o nível médio completo”.

O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (AL) no início de agosto para ser votado em caráter de urgência.


NOVOS CONCURSOS

De acordo com a Sead, o Estado ainda prevê a elaboração de mais concursos públicos para o segundo semestre. São pleitos que deverão atender a diversas áreas da administração pública e que ainda estão sendo avaliados. “Está previsto para o segundo semestre um concurso geral, organizado pela própria Sead, para lotação em qualquer órgão para atender às necessidades do funcionalismo”, afirma Alice Monteiro. “Além dele, está previsto um concurso para os cargos de procurador autárquico e procurador fundacional”.

Como a necessidade do Estado ainda está em fase de levantamento, os cargos e a quantidade de vagas ainda não foram definidos.

Luciano Silva é concursado pela Policia Militar no nivel médio. Matriculou-se no cursinho para se preparar para o concurso da Policia Civil. Ele vai concorrer as vagas de investigador e escrivão, no nivel superior. “Estou estudando, mas acredito que tenho de estudar mais ainda”, afirma. “Espero que saia logo esse concurso. Estou aguardando desde janeiro”, comenta.

EXIGÊNCIA

Até o início de agosto, a Sead deve encaminhar à AL um projeto de lei que altera a exigência do nível de escolaridade para as funções de soldado da PM. Se o projeto for aprovado, os candidatos ao cargo deverão ter, no mínimo, o nível médio completo. (Diário do Pará)

6 comentários:

  1. cursos na PM sempre foram uma graça. O inesquecível Leitão, para fazer média com a ex-governadora inventou o CFS on line. O policial estava aqui em Belém mas ele tinha que ir para a sua casa para estudar via internet. Recebia uma apostila, fazia de conta que estudava e depois fazia uma prova. Seria melhor dar o diploma que daria menos trabalho para os novos sargentos. Na PM nada é sério.

    ResponderExcluir
  2. ENGRAÇADO,o Governo só fala em aumentar o efetivo.Aumentar o nº de viatura.Aumentar o nº de colete, etc..etc.e etc...O principal que é falar em aumento de SALÁRIO nen pensar!!!!Quero saber sr Secretário, se nos comemos viatura,colete,armamento.Nos quando saimmos pra trabalhar deixamos nossos filhos com fome.pense nisso.POLICIAL NENHUM NO MUNDO, TRABALHA SEM MOTIVAÇÃO SALARIAL.É POR ISSO QUE A PALAVRA CATAÇÃO SEMPRE VAI EXISTIR EM QUALQUER GERAÇÃO POLICIAL.

    ResponderExcluir
  3. é idadmissivel! Acho que vou comer os pneus das viaturas no sábado, e fazer colete co arroz a grega, e b acho que voui tomar óleo de carro com gelo, pq é isso que os Comandantes querem, e o Secretáro de Segurança, só filé em casa, duvido que ele passe por iso, acho que elese esqueçeu que ja vou soldado da aeronautica..
    Olha nem quero um salário milionário, quero apenas pagar os estudos meu, e dos meus filhos, pois a policia só me dá trabalho, e quando descanso tenho que trabalhar pra arrumar do amanha. Obrigado Governador!

    ResponderExcluir
  4. Olha! A BAnda de Musica da PM, vai virar Museu de uma simples lembtança, este grupo faz pelomenos 3 tocatas por dia, demanha ..tarde e noite..mais ou menos umas 700 tocatas por ano, ou mais, e o Ajudante Geral não ta nem ai pro efetivo, só faz aprovar e enviar ao comando da Banda..outro dia, em uma toca..mandaram um misero transporte para usn 22 musicos coms eus isntrumentos...a sociedade tem que saber que a Banda é um simbolo de gloria, e que também trabalhamos muito, mais os Oficiasi teima em diser ao contrario, é uma pena, pois a Banda tocou em suas formaturas com alegria, e eles só deixam este grupo tristes, e tb..olha!,,,a Banda ja esta acabando, musicos envelhecendo e cheios de mágoas, e desmotivados!
    Obrigado Governador!
    Obrigado Policia Militar!

    ResponderExcluir
  5. O Ministério Público estadual deveria ficar de olho nos polos de formação de soldados do interior do estado, estão formando profissionais de segurança pública de brincadeirinha, sem a mínima estrutura, tudo improvisado até mesmo a sala de aula, banheiros isso não te pertence aluno PM. Seria cômico se não fosse trágico, e trágico é o desempenho do governo na área da segurança publica. O Pará é líder de violência urbana e rural, a sim, ainda temos um novo recordes a comemorar, a violência nas regiões ribeirinhas, os classificados como pirataria que estão tirando o sono do povo ribeirinho, e detalhe ninguém fala nada o governo omite das estatísticas. Isso é segurança pública de CIRCO uma verdadeira palhaçada.
    PS. É só uma figura não é para ofender os profissionais que trabalham em circo.

    ResponderExcluir
  6. ESSES CURSOS DA PM SÃO UMA PALHAÇADA MESMO, QUEREM FORMAR OS ALUNOS A TORTO E A DIREITO, O QUE SE APRENDE MUITO NA ESCOLA DA PM É A ENROLAR DESDE CEDO, COM O ACERTO DO SERVIÇO E OS PEIXES SAINDO DAS ESCALAS DE SERVIÇO E DAS INSTRUÇÕES COMO MÁGICA.

    ResponderExcluir