quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Belém, 396 anos: a política do “pão e circo” (ou “O coliseu marajoara”)


Os diversos reinos e impérios criados pelo homem são admiráveis por diversos aspectos, mas nenhum, em toda história da humanidade, foi ao mesmo tempo poderoso, duradouro, extenso e influente quanto o Império Romano. Com superioridade militar, riqueza cultural e boa dose de oportunismo, sua hegemonia foi tão incontestável que parecia que ia durar para sempre.

Se Atenas nos legou a filosofia; Alexandria, a ciência (em especial a medicina); Roma, pelo seu caráter conquistador, desenvolveu sofisticado sistema jurídico (ainda hoje os cursos jurídicos pátrios possuem em seus currículos uma abordagem do direito romano). Era preciso organizar a vida pública para manter o poder, principalmente nas áreas conquistadas. Há de supor que não era tarefa fácil, naquela época, controlar diversos povos se rebelando simultaneamente, contando apenas com a força bélica. Daí ser inegável reconhecer a grande habilidade dos romanos com a política, capaz de habilitá-los a manter as rédeas do Império por tanto tempo. Os benefícios que propiciaram parecem superar claramente as desvantagens. As elites governantes locais eram manipuladas para que mantivessem o povo das áreas conquistadas sob controle.


Um componente expressivo da estratégia política romana era a realização de grandes shows em anfiteatros abertos, onde pessoas e animais, literalmente, se digladiavam. A arena mais famosa, localizada em Roma, era chamada de COLISEU, com uma capacidade de, aproximadamente, 50 mil pessoas. Tornou-se, assim, um emblemático símbolo romano.

Na Roma Republicana, até 63 a.C, figuras públicas rivais, em busca de popularidade, patrocinavam as mais estrambóticas e sangrentas apresentações, com o claro propósito de obter votos. Com o advento do Império os eventos se expandiram e passaram a durar o dia inteiro. Animais desconhecidos do grande público eram importados das áreas conquistadas para conferir maior glamour ao acontecimento. O Coliseu era o local onde o imperador demonstrava toda a sua força ao povo, mas também era o lugar onde a população celebrava a glória do Império e o orgulho de integrá-lo.


No Coliseu as arquibancadas eram preenchidas hierarquicamente. Os ricos e poderosos ocupavam os bancos da frente; e a massa, as fileiras mais altas. O funcionamento do espetáculo simbolizava a maneira como a sociedade se organizava. Por meio dos grandes combates se exercia o controle social, evidenciando-se, nas entrelinhas, que somente à elite caberia um papel ativo dento dessa sociedade. Era a estratégia conhecida como “PÃO e CIRCO”, ou seja, enquanto o povo estivesse ocupado assistindo aos combates, fecharia os olhos para a corrupção e não se preocuparia com outras coisas.

Se não tivesse utilizado neste artigo conceitos como IMPÉRIO, GLADIADOR, COLISEU, COMBATES SANGRENTOS, etc. qualquer leitor juraria que estava retratando rigorosamente o funcionamento da nossa Belém contemporânea. Se na Roma antiga tivesse o registro de marcas e patentes, não tenho dúvida que Duciomar, Helder Barbalho e outros seriam devidamente processados por plágio.


No lugar do Coliseu, temos a Aldeia Cabana, o Hangar e a Arterial 18. Substituindo as feras importadas e os gladiadores, se apresentam Ivete Sangalo, Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Pinduca, Arraial do Pavulagem, Mestre Curica. etc. Hoje, como na antiguidade, os governantes patrocinam os espetáculos, com o dinheiro do povo, é claro. Enquanto isso o PSM pede socorro; a Santa Casa de Misericórdia, misericórdia; as obras públicas, um cronograma que seja respeitado; e os atos administrativos, transparência.

Compondo o pirotécnico cenário, os membros do MP e tribunais de Contas - como os consules da Roma imperial -, são meras figuras decorativas, sem as quais as coisas ficam "tais e quais". Já os parlamentares da terra do asfalto e do açaí são a "imagem e semelhança" do Senado corrupto da Roma republicana. Por fim, o povo - como um ser "a-histórico" - encena o imutável papel de EXPECTADOR do grande evento.

São acontecimentos que, apesar da distância no tempo e no espaço, fortalecem a crença - própria da modernidade – de que existe uma “NATUREZA HUMANA”, e como tal propícia ao controle e dominação. Sem esse traço psicológico, nenhum império romano ou marajoara alcançaria tamanho sucesso na arte de manipular os seus integrantes. Em outras palavras, os espertalhões de hoje e de ontem são beneficiados pela inefável capacidade humana de intuir a realidade como um grande espetáculo.

3 comentários:

  1. Nobres Companheiros de farda, gostaria de chamar a atenção de todos, a pressão já começou, segundo Policiais do 4º BPM, o Comandante de Marabá, TC Monteiro, já ameaçou autuar todos os militares em flagrante delito caso façam greve. No jornal Liberal colocaram o Promotor de Justiça Militar para falar que a greve é ilegal, então vamos raciocinar: Se todos os militares, seja de Marabá, Redenção, Belém, Castanhal, seja lá de que quartel for, se unirem, todos nós seremos presos e autuados em flagrante delito, ótimo, dessa forma não terá PM nas ruas, quero ver ele autuar todos os militares, e aviserm para o efetivo dos Destacamentos se apresentarem na sede para seram autuados em flagrante, não se esqueçam que ele terá que pagar café, almoço e jantar, terá também que alojar todos esses militares. Imaginem o comandante do 1º e 2º BPM autuando todo o efetivo, não terá lugar para prender todo mundo, nem verba para alimentar toda a tropa, ou será que para alimentar a tropa presa aparecerá dinheiro? Vejam o que ocorreu com os Bombeiros Militar do RJ, que teve quase que 90% do efetivo paralisado, ameaçaram, prenderam, coagiram e o resultado foi a vitoria da tropa. Então repito: nós somos militares, acostumados com pressão, vamos deixar nossas esposas, filhos, amantes, familiares todos avisados de que poderemos ser presos e passarmos uns dias dentro do quartel, qual é o problema, passar um dias jogando carta, dominó, na internet, etc.mas depois a vitória virá. Mas todos, todos mesmos precisamos deicar de ter medo e irmos a luta. Vamos chamar as assessorias jurídicas que todos pagamos para ficarem atentas, alertas, pois mais do que nunca iremos precisar deles e vamos "pro pau", religiosamente somos descontados, conheço PM que paga até três assessoria jurídicas, então a hora é agora. Quero chamar a atenção dos militares que trabalham nas seções, seja do Comando Geral, das Diretorias etc, sei que a pressão será grande em cima de voces, que colocarão voces para trabalharem na rua, no operacional caso voces participem da paralisação, mas não esqueçam que muitos dos trabalhos que voces fazem ninguem sabe fazer, até nós Oficiais não sabemos fazer o que vocês fazem, então vamos deixar de ser pelego e subserviente e vamos a luta, vamos lá Salinas, Marabá, Tucurui, Santarém, o Oeste do Pará todo, vamos mostrar nossa força, nossa funão é das mais relevantes, precisamos de um salário digno, de respeito, não esqueçam que muitas da vezes pagamos com a propria vida, como muitos dos nossos já tombaram, imaginem um salario que nos dê condições de pagarmos uma faculdades pra nós e para os nossos familiares, sem precisar fazer bigo. Então a hora é agora. Policiais Militares vamos nos UNIR e VENCER. MAJ PM.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Maj, vamos todos estar na frente do comando geral, eu sou de seção, e todos estamos recebendo pressão, mas ninguém liga, pois eles estão confortáveis com seus DAS e nós fazendo o grosso quer seja na seção ou nas ruas, não se preocupe, dia 19 estaremos lá, e o Cmt Geral QUE NÃO FIQUE COM ESSAS AMEAÇAS GRATUITAS, não tememos homens ele é igual a nos. GREVE JÁ.

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá todo o 2º BPM está mobilizado, as famílias e suas panelas....GREVE JÁ.

    ResponderExcluir